segunda-feira, 12 de novembro de 2012

POR QUE MEU FILHO NÃO COME?


Nos dias atuais é muito comum vermos crianças que, apesar de não se alimentarem bem, estão acima do peso ideal ou até mesmo obesas. 


Como Profissional de Saúde, procuro mostrar aos pais que a alimentação deficiente em nutrientes essenciais (mas rica em açúcar e sal) não causará apenas cáries, mas também problemas que podem se agravar, como as chamadas “doenças de adulto” (diabetes e hipertensão).

Alem do açúcar e sal em excesso, os alimentos industrializados, que chamo “comida de preguiçoso” (basta abrir a embalagem e consumir) também têm muitos corantes e conservantes, e o que vemos hoje são crianças com alergias e intolerâncias a alimentos, talvez por esses excessos.

Quando o bebê começa a comer comida sólida, a pedido do Pediatra, alguns pais acham que a criança “cospe” a comida porque não gostou do sabor. Na verdade, os dentinhos que ainda não nasceram é que deveriam impedir a língua de projetar-se para fora da boca, no momento da deglutição. Quando engolimos, nossa língua toca na face interna dos dentes anteriores; se a criança ainda não tem esses dentes, a língua ainda não tem seu limite dentro da boca.

Essa “falta de limites” da língua leva alguns pais a pensarem que a criança não gostou do alimento, o que não é correto, pois nos primeiros anos de vida a criança está construindo seu paladar, então tudo que insistimos, ela acaba gostando.

Também é importante lembrar que a criança terá o exemplo dos pais no quesito alimentação, ou seja, se os pais não gostam de certo alimento, como querer que ela goste? O mesmo exemplo serve para escovar os dentes, OK?  ;)

A alimentação da criança também deve seguir uma rotina, como a dos adultos, cujo intervalo entre uma refeição e outra deve ser de, no mínimo, três horas. Não devemos permitir que a criança alimente-se em intervalos mais curtos, pois seu estômago, muito pequeno, satisfaz-se com pouca quantidade de comida, e ela ainda não tem o nosso péssimo habito de comer sem estar com fome; dessa forma, se a criança comer qualquer coisa nos intervalos das refeições, não terá fome, o que remete os pais àquele sentimento de culpa porque ela não comeu, e acabam permitindo que coma guloseimas.

O doce das guloseimas costumam tirar o apetite, além de ter, geralmente, excessos de açúcar e sal. Devemos saber que tem hora para o sorvete e hora para a salada, por exemplo.


Não podemos exigir bom senso de uma criança, ao se alimentar, se o adulto, que deveria ter bom senso, não tem. Querem um exemplo? Adulto fuma e bebe e sabe que faz mal; bebe e dirige, sabendo que é extramente perigoso.

O bom senso dos pais deve ditar as normas para uma boa alimentação da criança, sem precisar privá-la das guloseimas que ela gosta, mas fazendo com que ela tenha uma alimentação saudável, na hora certa, para construção de sua saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário